Dieta Mediterrânica
2023-03-24
"O conceito de Dieta Mediterrânica desenvolveu-se em países como Itália, Grécia, Portugal e Espanha, tendo sido já considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, realçando, assim, a sua importância. Privilegiar os produtos frescos, da época e da proximidade, maioritariamente de origem vegetal e procurar a diversidade de alimentos são alguns conceitos presentes nesta alimentação.
Além disso, a valorização da gastronomia saudável e da sustentabilidade alimentar, a convivialidade e a partilha à volta da mesa e a prática de exercício físico são igualmente relevantes fazendo com que a Dieta Mediterrânica não se reduza apenas à alimentação e se defina também como um estilo de vida e uma forma de estar. Adicionalmente, esta dieta apresenta benefícios na prevenção de diversas patologias, promovendo o bem-
estar físico e mental, constituindo um padrão alimentar de excelência.
Conheça os 10 princípios da Dieta Mediterrânica:
1. Frugalidade e cozinha simples como cozidos, ensopados, caldeiradas ou sopas, métodos de confeção que preservam os nutrientes presentes nos alimentos.
2. Consumo elevado de produtos de origem vegetal (hortícolas, fruta, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos) em detrimento de produtos de origem animal.
3. Preferência de consumo de produtos locais, frescos e respeitando a sazonalidade.
4. Utilização do azeite como principal fonte de gordura.
5. Consumo moderado de laticínios.
6. Utilização de ervas aromáticas para tempero em detrimento do sal.
7. Preferência de consumo de pescado em detrimento das carnes vermelhas.
8. Ingestão baixa a moderada de vinho e apenas nas refeições principais.
9. Água como principal bebida ao longo do dia.
10. Promoção da convivialidade e partilha à volta da mesa.)
Mariana Santos Mota (Nutricionista)
Tags:
« Voltar